Não deixe que o mundo te impeça de pensar!

Procure, questione, aprenda, surpreenda... VIVA!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

       Depois de muita ausência...Voltei, aproveitar o feriado para dar uma agitada...
        Nos últimos meses passei pesquisando para o meu tcc (Tomossíntese..mas isso fica para outra postagem!)...Então vou dividir alguns trechos..
        Todas as informações daqui foram retiradas de artigos científicos, mas nunca deixe de procurar um médico!


       O câncer ainda é uma patologia que algumas pessoas tratam como tabu, o intuito é mostrar que ela é uma doença, e assim como todas, deve ser tratada!!!!



    "Neoplasia significa novo crescimento, ou seja, é um crescimento exacerbado das células, desrespeitando os fatores de crescimento, invadindo ou não os tecidos adjacentes (in situ ou invasivo), com um fator de angiogênese acelerado que proverá a alimentação deste tumor (Duarte, Filho e Schmitt, 2007). Em outros casos este crescimento representa uma adaptação do corpo, hiperplasia, metaplasia ou displasia (Belizário, 2002).
     Sabe-se que há fatores internos e externos que causam essa proliferação em cadeia, mas não há uma etiologia fechada (para a maioria dos casos). Dentre eles: etilismo, tabagismo, sedentarismo, estresse, predisposição genética exposição à radiação, má alimentação (Pires et al, 2011), fatores hormonais, produtos químicos, metais, amianto fumaça de cigarro, vírus (UICC – Unior for Internacional Cancer Control, 2011) ou a combinação deles. Por ter uma origem correta desconhecida é mais apropriado que se faça diagnóstico precoce. Quaisquer sinais ou sintomas devem ser investigados a fim de se descobrir a neoplasia no seu processo inicial para se ter um melhor prognóstico e aumentar as chances de cura.
    Toda neoplasia é classificada como tumor, e este pode ser maligno ou benigno. Tumor maligno é aquele que tem histopatologia diferente do tecido em que se encontra, suas células ficam amorfas, o núcleo se expande e foram constatadas alterações nos números de cromossomos e cópias extras de  telômeros, cresce rapidamente e com isso atinge outras partes do corpo, metástases, e invade tecidos adjacentes, comprometendo assim a função do corpo.  Um tumor benigno tem um comportamento estável, fica encapsulado, geralmente não causa dano a função dos órgãos e cresce lentamente e fica no local de origem (Belizário, 2002)."

Não deixe de ter uma rotina para cuidar da saúde...exercícios físicos e uma alimentação equilibrada ajudam ter uma Vida mais saudável e com mais disposição!



"Viver é ter coragem de assumir, é ser consciente, é ser alguém, sem ser mais um, escreva a seu modo o seu Destino da maneira mais essencial"

Nenhum comentário:

Postar um comentário